PDV versus lojas virtuais é uma dúvida frequente de empreendedores. Leia este post até o final e entenda!
Atualmente, devido a evolução das tecnologias e ao cenário em que o mundo se encontra, as lojas virtuais se tornaram mais comuns, surgindo cada vez mais e fazendo com que os clientes se acostumem com esse modelo de negócio.
Entretanto, o PDV ainda é muito importante, o modelo mais comum de comércio.
Se você pretende abrir um negócio e está em dúvida entre ter uma loja online ou uma loja física – o PDV –, é importante conhecer os pontos fortes e os pontos fracos existentes, para, assim, pensar a respeito e tomar a melhor decisão.
Vantagens do Ponto de Venda
Alguns pontos fortes de ter um PDV:
- Proporcionar verdadeiras experiências para os clientes: aqui, o fator sensorial interfere positivamente. As experiências ajudam com que os clientes criem um vínculo com a loja, passando a indicá-la para outros consumidores e a voltar para mais compras.
- Atendimento mais humanizado: na hora da compra, por ser presencial, o cliente consegue esclarecer todas as suas dúvidas, negociar o pagamento e, muitas vezes, cria um vínculo com o vendedor, se for atendido bem e atenciosamente.
- Rapidez: ao comprar em um PDV, você já sai da loja com o produto em mãos.
Vantagens de ter um negócio online
As vendas acontecem mais rapidamente e o vendedor não tem necessidade de ir até um local específico para realizá-las, podendo trabalhar no conforto de sua casa.
Essa comodidade vale também para os clientes, que podem comprar sem sair de casa.
Menor investimento, já que não é necessário alugar ou comprar um local para a loja e uma pessoa pode tomar conta de diferentes tarefas.
Além disso, a loja virtual está sempre aberta, então, você consegue realizar vendas a todo momento.
Pontos fracos do Ponto de Venda
Pensando no PDV:
- Maiores custos;
- Disponibilidade para estar presente no PDV em horários fixos;
- Ter um estoque abastecido em cada loja física;
- Perigo de acontecer assaltos.
Pontos fracos das lojas virtuais
- Demora para ter o produto em mãos;
- Cuidar de diferentes tarefas ao mesmo tempo;
- É essencial que se tenha boas estratégias de SEO, e, para isso, é necessário que uma agência seja contratada para o trabalho.
Erros comuns nas lojas virtuais e nos Pontos de Venda
Selecionamos também alguns erros que estão sujeitos a acontecer tanto nos PDVs quanto nas lojas virtuais.
Em PDVs:
- Não oferecer conforto e boas experiências ao cliente;
- Descuidar da aparência da vitrine e do interior da loja;
- Passar do limite na economia, seja quanto ao local em que a loja se encontra ou quanto a manter ar-condicionado e luzes desligadas, por exemplo.
Por outro lado, em lojas virtuais:
- Não guardar as informações dos usuários. É importante guardar esses dados para poder enviar novidades, promoções e manter o vínculo com os clientes;
- Não dar o devido atendimento aos clientes. É essencial que as dúvidas sejam sanadas o quanto antes, para que o consumidor não navegue por outro negócio e acabe deixando de comprar em sua loja;
- Pedir uma grande quantidade de dados na hora da compra. Foque apenas em nome completo, telefone, e-mail, CPF e endereço para que o cliente não desista de comprar.
A Look Trade é uma empresa especializada em gestão de PDV que está na área comercial há mais de 20 anos, desenvolvendo ações que estimulam o vínculo dos clientes com as marcas através de experiências.
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