Departamento de Marketing: o que é e o que faz

Para uma empresa crescer, ser lembrada pelo seu público e ter uma boa reputação, é preciso que ela tenha um departamento de marketing habilidoso e eficiente.

Os profissionais presentes no departamento de marketing têm a principal tarefa de estudar o mercado e criar estratégias, baseadas nas pesquisas, para alcançar o público, tornar a marca relevante para eles e vender mais.

Ações no departamento de marketing

O departamento de marketing é responsável por diversas tarefas para cumprir com os seus objetivos, dentre elas:

  • Planejar como acontecerá toda a comunicação da empresa;
  • Gerenciar essa comunicação;
  • Desenvolver estratégias e campanhas;
  • Gerenciar e analisar os resultados de tudo o que for desenvolvido;
  • Estudar em quais canais os clientes mais estão presentes e investir neles;
  • Criar conteúdos para os sites e redes sociais;
  • Acompanhar os resultados dos sites e das redes sociais;
  • Manter contato com os clientes (por exemplo, por meio de e-mail marketing) para criar um vínculo entre cliente e marca;
  • E muito mais.

Marketing externo e interno (endomarketing)

Já ouviu falar entre marketing externo, marketing interno e endomarketing? Pois bem, existe diferença entre esses tipos e uma relação com o endomarketing, que vamos explicar abaixo.

Começando pelo marketing externo, é aquele que já conhecemos bem; aquele que promove o seu negócio, seus produtos ou serviços, com objetivo de alcançar pessoas, fidelizar clientes e vender mais. Esse tipo de marketing utiliza anúncios em redes sociais, em TV, em rádio e muito mais.

Já o marketing interno é aquele que acontece dentro da empresa, com objetivo de promover a comunicação da própria equipe, que passa a ser mais engajada e produtiva, convivendo em um ambiente de trabalho mais saudável.

Muitas pessoas acreditam que o endomarketing e o marketing interno são iguais, porém, os conceitos são diferentes.

Enquanto o marketing interno busca promover interação e engajamento da equipe, como dito no parágrafo acima, o endomarketing busca, por meio de estratégias do marketing tradicional, alcançar os colaboradores da empresa, como se eles fossem clientes a serem conquistados.

Do planejamento à análise dos resultados, e vice-versa

O departamento de marketing planeja estratégias para levar a marca para mais pessoas e as coloca em prática.

Após certo período, os resultados obtidos a partir dessas estratégias são analisados e, se for observado que algo não saiu como esperado e precisa de adaptação, essas adaptações são pensadas e logo são colocadas em prática com um novo planejamento. E isso acontece até que a estratégia alcance os resultados desejados.

Sobre a Look Trade

A Look Trade é uma empresa especializada em gestão de ponto de venda (PDV), que trabalha através do trade marketing desenvolvendo práticas e experiências para estimular o fortalecimento da relação dos clientes com as marcas.

Achou interessante? Compartilhe nossos conteúdos nas redes sociais e nos contate para obter um orçamento!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email