Para uma empresa crescer, ser lembrada pelo seu público e ter uma boa reputação, é preciso que ela tenha um departamento de marketing habilidoso e eficiente.
Os profissionais presentes no departamento de marketing têm a principal tarefa de estudar o mercado e criar estratégias, baseadas nas pesquisas, para alcançar o público, tornar a marca relevante para eles e vender mais.
Ações no departamento de marketing
O departamento de marketing é responsável por diversas tarefas para cumprir com os seus objetivos, dentre elas:
- Planejar como acontecerá toda a comunicação da empresa;
- Gerenciar essa comunicação;
- Desenvolver estratégias e campanhas;
- Gerenciar e analisar os resultados de tudo o que for desenvolvido;
- Estudar em quais canais os clientes mais estão presentes e investir neles;
- Criar conteúdos para os sites e redes sociais;
- Acompanhar os resultados dos sites e das redes sociais;
- Manter contato com os clientes (por exemplo, por meio de e-mail marketing) para criar um vínculo entre cliente e marca;
- E muito mais.
Marketing externo e interno (endomarketing)
Já ouviu falar entre marketing externo, marketing interno e endomarketing? Pois bem, existe diferença entre esses tipos e uma relação com o endomarketing, que vamos explicar abaixo.
Começando pelo marketing externo, é aquele que já conhecemos bem; aquele que promove o seu negócio, seus produtos ou serviços, com objetivo de alcançar pessoas, fidelizar clientes e vender mais. Esse tipo de marketing utiliza anúncios em redes sociais, em TV, em rádio e muito mais.
Já o marketing interno é aquele que acontece dentro da empresa, com objetivo de promover a comunicação da própria equipe, que passa a ser mais engajada e produtiva, convivendo em um ambiente de trabalho mais saudável.
Muitas pessoas acreditam que o endomarketing e o marketing interno são iguais, porém, os conceitos são diferentes.
Enquanto o marketing interno busca promover interação e engajamento da equipe, como dito no parágrafo acima, o endomarketing busca, por meio de estratégias do marketing tradicional, alcançar os colaboradores da empresa, como se eles fossem clientes a serem conquistados.
Do planejamento à análise dos resultados, e vice-versa
O departamento de marketing planeja estratégias para levar a marca para mais pessoas e as coloca em prática.
Após certo período, os resultados obtidos a partir dessas estratégias são analisados e, se for observado que algo não saiu como esperado e precisa de adaptação, essas adaptações são pensadas e logo são colocadas em prática com um novo planejamento. E isso acontece até que a estratégia alcance os resultados desejados.
Sobre a Look Trade
A Look Trade é uma empresa especializada em gestão de ponto de venda (PDV), que trabalha através do trade marketing desenvolvendo práticas e experiências para estimular o fortalecimento da relação dos clientes com as marcas.
Achou interessante? Compartilhe nossos conteúdos nas redes sociais e nos contate para obter um orçamento!