Como as empresas podem se reinventar no PDV em tempos tão concorridos

O que já se tratava de um mercado concorrido se tornou ainda mais atualmente, tendo em vista a crise provocada pela pandemia que acometeu o país e o mundo há meses atrás, e que vem se estendendo até os dias de hoje.

Por isso, o varejo está vivendo um momento em que é necessário se reinventar. Os pontos de venda (PDV) físicos competem não só com eles mesmos, como também disputam pela atenção dos clientes com as lojas online.

Tanto as empresas que possuem lojas físicas e virtuais quanto as que só possuem lojas físicas precisam chamar a atenção do cliente para o PDV, já que, com a ascensão das lojas online, o cliente acaba, muitas vezes, se sentindo mais confortável em comprar direto de sua própria casa, sem precisar reservar um tempo do seu dia para ir até o PDV, escolher o produto que precisa, realizar a compra e voltar, novamente, até sua casa.

O atual desafio é saber como se reinventar, então, selecionamos quatro dicas para ajudá-lo.

Analisando dados do PDV

Não é de hoje que a análise de dados é necessária. Ela é um importante instrumento para que o gestor e toda a equipe da empresa entendam como andam os resultados do negócio e se as estratégias implementadas estão causando resultados positivos, para assim saberem o que fazer para continuar, adaptar ou mudar completamente os métodos utilizados.

Essa análise ajuda, também, a compreender o comportamento dos clientes, saber quais as suas preferências, suas exigências, se a experiência proporcionada é boa e muito mais.

Trabalhando melhor na execução

A execução é a extensão da estratégia previamente definida, e, em razão disso, há necessidade de mais atenção para que tudo aconteça conforme planejado.

Muitas pessoas e empresas que trabalham com trade marketing são ótimas no planejamento, porém, não dominam a execução, e é neste ponto que as coisas se perdem.

Cerca de 60% das vendas acontecem a partir dos negócios feitos entre equipe comercial e trade marketing, então, a execução precisa acontecer com excelência, para que os investimentos de planejamento, custos e tempo não sejam desperdiçados.

Aproveitando a sazonalidade

A sazonalidade dos produtos interfere diretamente nos hábitos de compras dos clientes, e, por isso, é muito importante prestar atenção nas épocas do ano e nas preferências dos clientes para aumentar as vendas, e, consequentemente, o faturamento da empresa.

Ficar mais próxima do cliente

Mostrar que o cliente é importante para o negócio por meio de e-mails marketing, promoções e brindes é um meio que se aproximar e criar um vínculo positivo entre empresa e cliente.

As experiências realizadas no PDV também aproximam clientes, que se sentem cativados e criam laços emocionais com o estabelecimento.

A Look Trade é uma empresa especializada em gestão de PDV que desenvolve práticas que estimulam o fortalecimento da relação dos clientes com as marcas, por meio de experiências no próprio PDV.

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