O mercado vive em constante mudança, evolução e inovação, que com isso estimula o lançamento de novos produtos, e, também, da reformulação e relançamento de produtos já existentes.
Apostar no relançamento de algum produto significa reviver e aumentar o ciclo de vida do mesmo, e isso pode acontecer por meio de alterações no visual das embalagens, modificações no produto em si e mais.
Para que o relançamento de produtos obtenha sucesso, é preciso, antes de mais nada, que se tenha o auxílio de uma equipe de marketing, para que ela possa entender o que o público espera da marca, saber o que eles buscam e o que gostariam de consumir.
É interessante deixar claro que riscos existem, porém, se o relançamento for feito de forma correta, com um bom marketing, há grandes chances de alcançar o sucesso esperado.
Reposicionamento e percepção de valor de marcas relançadas
Ao relançar um determinado produto, a marca terá que se reposicionar no mercado, ou seja, precisará elaborar estratégias de marketing para alcançar o público-alvo, criar ações promocionais e fazer com que os clientes reconheçam novamente o produto já consumido, porém com uma nova percepção de valor.
Reconectando o cliente: o poder da nostalgia
Os anos vão se passando, os produtos evoluem e muitos deixam de existir; relançar um item que proporcione nostalgia em um público é bastante interessante, pois esse público terá prazer em adquirir o determinado produto e, certamente, se fidelizará a marca novamente.
Alguns exemplos de produtos que tiveram sucesso em seus relançamentos em razão da nostalgia são o chocolate Lollo, símbolo dos anos 80, que, inclusive, foi relançado com a mesma identidade visual e a mesma receita; a Itubaína Retrô, refrigerante famoso dos anos 90, que aderiu ao estilo retrô, mudando a identidade visual, mas mantendo a receita original; e o Nescau Ball, bastante consumido nos anos 2000, que teve seu relançamento recentemente em comemoração aos 100 anos da marca.
Planejamento e ações de relançamento
Para garantir o sucesso, quase tudo precisa de planejamento, e as ações de relançamento não são diferentes. É preciso estudar o público-alvo, saber quais são os seus comportamentos, o que as pessoas gostam e procuram, saber como anda o mercado, só a partir disso, é possível criar ações eficientes e colocá-las em prática.
Ações estratégicas de comunicação que reposicionem o produto, como anúncios em canais como as mídias sociais, por exemplo, contribuem para essa nova percepção de valor, na qual o público-alvo identifica rapidamente a marca já consumida e compreenda o motivo para consumi-la novamente.
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