É muito provável que você já tenha ouvido que a gestão do PDV é algo que se deve ter atenção, porém, já foi atrás de saber como essa gestão é realizada de forma eficaz?
De antemão, PDV é a sigla para “ponto de venda”, logo gestão de PDV trata-se, basicamente, da administração de todo o seu negócio, de sua loja.
Dessa forma, uma gestão de PDV eficiente vai desde a organização dos produtos nas prateleiras ou gôndolas até o controle de estoque. Realizar corretamente essa gestão é a solução e o sucesso das estratégias de trade marketing.
Saiba a diferença entre o gestor de PDV e o repositor
Alguns pontos devem ser levados em conta durante a gestão:
Gestor de PDV: ele avalia o cenário, identifica falhas e oportunidades no local, faz análise de concorrência, reporta aos superiores, procura entender o cenário de vendas e possíveis comportamentos de consumidores em loja.
Repositor: ele abastece as prateleiras, documenta o trabalho e vai embora.
Garanta que todos os pontos sejam bem utilizados
Ponto natural: local onde um produto é exposto junto a outros de mesma categoria, por exemplo, uma prateleira com diferentes marcas de cafés em um mercado.
Ponto extra: local de destaque definido a partir da estratégia da equipe de trade marketing.
Cross merchandising: disposição de produtos semelhantes em um mesmo local. Seguindo o exemplo anterior, seria como colocar algumas marcas de café junto de cafeteiras, em uma mesma prateleira.
Analise as 3 fases da sua estratégia de Trade Marketing:
Planejamento
O planejamento deve ser pensado de acordo com a demanda do local, considerando público-alvo, estratégia de distribuição, potencial de vendas e mais.
Execução
A execução é a extensão da estratégia previamente definida, e, por isso, ela demanda atenção para que tudo aconteça como planejado.
Análise e apresentação de dados
Monitorar os resultados e analisá-los é importante para que seja constatado se tudo o que foi planejado está acontecendo de acordo com o esperado ou se há precisão de realizar ajustes.
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A Look Trade é uma empresa especializada em gestão de PDV que desenvolve práticas que estimulam a consolidação da relação dos clientes com as marcas por meio de experiências.
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